Local: São Paulo - SP
Ano: 2016
Autor(es): Gabriel de Lucca
Status: Não construído
Indicado ao Ópera Prima 2016
O partido adotado no projeto partiu da integração do conceito do CEU e Ruas da Cidadania, procurando assim responder às condicionantes urbanísticas de Heliópolis. O que se propõe não é um edifício, mas um conjunto arquitetônico com ênfase na espacialidade interna, objetivando a integração dos usuários assim como o seu entorno, com a preocupação em se integrar a cidade.
O conjunto se desenvolve a partir de uma grande cobertura metálica que abriga em suas bordas blocos com estrutura independente pré moldada em concreto, sendo articulados por um grande vazio central originando praças, que por sua vez passam a definir a circulação interna do projeto.
As áreas de serviço e infraestrutura pública foram posicionadas na cota mais alta do terreno, para a rua de maior fluxo (Rua Comandante Taylor) onde são conectadas por um bloco de três pavimentos que faz a ligação entre os níveis do terreno.
Os diversos usos foram destinados ás áreas semi-públicas onde se distribuem, como biblioteca, salas multiuso, salas de aula e área administrativa. No lado oposto, localizam-se as piscinas e as a quadras posicionadas estrategicamente para o maior aproveitamento da iluminação natural.